Chaos Mind getting into order

Upgrade de memória para o MacBook

Posted on: 2008/03/05

Preciso mesmo de comprar memória para o meu Macbook. Quero comprar 2G (1x2GB) ou 4G (2x2GB)

Andei a fazer alguma pesquisa e descobri, infelizmente, que pode levar apenas 3GB segundo esta listagem (comprei em junho 2006 e já era o modelo anterior). Alguém tem o mesmo modelo a funcionar com 4GB?

Entretanto, também descobri que é simples instalar a memória num Macbook, o que evita ter de mandar para o fabricante para a colocar. Sweet!

Como não tenho muito tempo para fazer pesquisas de preços e avaliar reviews sobre performances das mesmas, gostaria que me indicassem quais as memórias aconselhadas para o upgrade.

Gracias!

6 Respostas to "Upgrade de memória para o MacBook"

Epa, mandar para o fabricante por uma coisa simples como meter memória?🙂

Preços, vê em http://crucial.com/eu ou em qualquer loja local. É memória DDR normal que é vendida para qualquer PC.

Já que não dá os 4Gb, tlvez seja melhor meter apenas 2Gb. Meter um par de dimms iguais (2 x 1G) permite que o acesso seja feito em dual channel. Se é mais rápido que ter 3Gb em single channel, não faço ideia.

No meu Mini subtituí os 2x 512 mb de origem por 2x 1Gb. No MBP tenho tb 2Gb.

Team Elite 2GB DDR2 667MHZ – 35 euros, na chiptec.net, ou Kingston a 42 euros (a minha).

Os macbooks anteriores à plataforma santa rosa (o caso do teu) só suportam 3GB, limite do chipset, portanto nem que lhe metas 16GB só vai reconhecer 3GB. Não tem nada a ver com 32bits vs 64bits, nem nada disso, simplesmente é uma limitação de hardware. Os novos (como o meu) podem levar 4GB.

Se meteres 3GB (2+1) é obviamente melhor que teres só 2GB (1+1). Quanta mais RAM, mais le reserva memória virtual para os processos abrirem mais rapidamente. Estou com 2,5GB (2GB + 512MB) e quase nunca baixa de 1GB de RAM utilizada, se bem que na verdade a maior parte é memória virtual.

Compensa muito, acredita. É uma diferença abismal para quem só tem 1GB.

@rui: Obviamente que quanto mais memória, melhor.

A minha dúvida é se compensa ter os 3Gb mas a funcionar a uma velocidade menor (por não ser possível o acesso dual-channel) do que apenas 2Gb mas a funcionar em dual-channel.

Procurei e encontrei isto:

“Pairing of RAM in the MacBook and Mac mini is useful because those two models make use of interleaving as neither has dedicated video. If the RAM is unmatched, it cannot make use of interleaving. Interleaved RAM performs better than non-interleaved RAM (when supported).”

in http://www.ehmac.ca/anything-mac/54691-new-mac-mini-3gb-memory.html

Alguém tem benchmarks?

O pessoal da OWC fez alguns testes e postou os resultados: mesmo sem paridade 1+2 é melhor que 1+1.

http://eshop.macsales.com/Reviews/MacBook/Testing/Memory_Benchmarks

Atenção que eles são fabricantes de memórias. Contudo têm uma belíssima reputação.

Se fores aos EUA proximamente aconselho-te que lhes compres a RAM. Se não, tenho-me dado muito bem com a Crucial (fiável e de entrega em um dia, via site europeu).

Artur,
obrigado por este post, vai ajudar muito no upgrade🙂

[…] Upgrade de memória feito Como tinha referido antes, precisava fazer um upgrade de memória ao meu Macbook. Na semana passada, fui à  lojakingston.com (Braga) e comprei 4GB (2×2GB). Apesar de […]

Deixe uma Resposta

